top of page
920x114.gif
Buscar

Fundação da Assembleia é tema do programa Diário da Manhã

  • Foto do escritor: Cachorrão
    Cachorrão
  • 20 de jan.
  • 1 min de leitura

A fundação da Assembleia Legislativa (fevereiro de 1835) e seu contexto histórico foi o tema do programa Diário da Manhã da Rádio Assembleia que entrevistou a historiadora Edyene Moraes. Ela explicou como eventos nacionais e locais, desde o Primeiro Império até a consolidação da democracia no Brasil, influenciaram o surgimento do Parlamento estadual. Um dos marcos iniciais foi a Constituição de 1824, que criou os Conselhos Gerais das Províncias, estruturas precursoras das Assembleias Legislativas, incluindo o Maranhão, onde o Conselho foi instalado em 1829 e existiu até 1835, quando deu lugar à Assembleia Legislativa Provincial.


Com a proclamação da República em 1889, os conselhos provinciais se transformaram nos Congressos dos Estados. Nesse período, o Congresso do Maranhão chegou a eleger o primeiro governador do estado, José Lourenço de Sá Albuquerque, que logo foi deposto em meio a disputas políticas lideradas pelo deputado Benedito Leite. Ao longo do século XX, o Legislativo maranhense enfrentou ciclos de instabilidade, marcados por golpes, revisões constitucionais e repressões, como o impacto do golpe de 1964, que resultou em cassações de mandatos e prisões de parlamentares.


Ao longo de seus 190 anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão teve entre seus membros figuras de grande relevância histórica, como João Lisboa, Benedito Leite, Odorico Mendes e Zuleide Bogéa. Segundo Edyene Santos, esses personagens contribuíram para moldar a identidade política e cultural do estado, reforçando a importância do Parlamento na construção da história maranhense e brasileira.



Foto: reprodução Alema

Commenti


bottom of page